Algumas Técnicas de Memorização

A sua memória, alguma vezes, já te deixou na mão? Todo mundo em algum momento na vida esqueceu de algo importante, seja em um exame, escritório ou em uma prova de concurso. Pode ser difícil lembrar de algo em um curto prazo, e muito menos a um longo prazo.

Neste guia, vamos estudar algumas técnicas de memorização que você pode usar para melhorar e aperfeiçoar a sua memória em curto e longo prazo. Continue lendo esse artigo para saber como você pode melhorar rapidamente sua memória hoje.

Memorizar para um exame? Grave notas para ouvir mais tarde

gravando aulas

Alguma vez você já escutou uma palestra e manteve quase todos os pontos chaves feitos pelo palestrante? Muitas pessoas lembram com mais facilidade das informações quando elas aprendem através da escuta ao em vez de ler.

A maioria das informações vem na forma escrita – seja online ou em livros impressos. Aprendizagem através da escuta às vezes pode ser difícil. Uma das melhores maneiras de se aprender através da escuta é através das gravações de notas faladas que são os pontos chaves.

Transforme informações importantes em uma história engraçada

Cute girls working with laptop in college

Você precisa lembrar de nomes, locais ou outras informações importantes? Transforme qualquer fato chato que você precisa lembrar em uma história interessante, você vai notar que naturalmente vai ficar em sua memória de longo prazo.

Vamos dizer que você precise lembrar-se de três palavras: Paulo, carro, e elefante. Use essas palavras para fazer uma frase que você nunca vai esquecer. Seja criativo, crie algo engraçado, é bem provável que você não esqueça essa história.

  • “Em vez de dirigir seu carro, Paulo montou no elefante.”
  • “Paulo tentou desesperadamente fazer um elefante caber em seu carro.”

Pense em situações bizarras e histórias incomuns que contêm as palavras, frases e informações que você está tentando lembrar. Uma vez que essas histórias fiquem inesquecíveis, naturalmente vai ficar gravado na sua memória e será fácil lembrar a qualquer momento.

Utilize um sistema de rimas para conectar informações com as palavras

Portrait of clever student working in college library

Você está tentando memorizar uma lista? Uma das melhores maneiras de lembrar as palavras em ordem é através de um sistema de rimas. Ao associar cada item em sua lista com uma palavra ou frase que rime você conseguirá memorizar a lista em ordem surpreendentemente simples.

Você pode pegar qualquer conhecimento ou informação que deseja memorizar e transformar em rimas divertidas, que sejam mais fáceis de guardar na memória.

  • Viajar e com J se uso G sou chamado de idiota
  • Para ir para casa eu pego o 583 para chegar com rapidez… se pego o 582 (que não me serve) me perco depois.

Quando estiver memorizando qualquer coisa, experimente essa dica. Tente rimar a informação, torne ela engraçada e a memorização vai se tornar divertida e fácil.

Use Flash Card’s para memorizar palavras, frases e números

Flash cards

Uma das melhores maneiras de memorizar palavras, objetos e personagens são os Flash Card’s, também conhecidos pelo nome: cartões de memória. Comece com cinco a dez cartões e teste sua memória, exibindo-os em uma ordem aleatória.

Em cada cartão você deve escrever alguma pequena informação que deseja memorizar, como: Conceitos, fórmulas, tabuada, leis, perguntas, regras, número de telefone, etc. Uma regra importante no uso do Flash Card’s é escrever de um lado “a pergunta” e do outro lado a resposta.

  • De um lado 8 X 4 / do outro lado: 32
  • De um lado One / do outro lado: Um

Você também pode incluir perguntas e respostas nos Flash Card’s como se fosse um jogo, podendo transformar em uma atividade bastante divertida. Crie Flash Card’s de um tamanho que seja fácil de transportar, assim você pode aplicar a técnica no seu dia a dia a onde você estiver.