Como ficar motivado para estudar

Se fizermos uma junção entre os métodos conhecidos de motivação com o conhecimento sobre como manter a motivação para o estudo, podemos conseguir efeitos muito positivos para os alunos, independentemente da sua idade.

Um aluno motivado poderá encontrar muito mais facilidade em completar todas às tarefas necessárias que se tem para realizar, inclusive estudar de forma concentrada.
Motivar-se para estudar é especialmente útil quando você se sente para baixo ou falta de motivação ou quando você esta enfrentando a procrastinação durante seus estudos

As seguintes dicas sobre como estudar de forma eficaz irá ajudá-lo a se sentir motivado para estudar e para superar a procrastinação:

Como você pode motivar-se para estudar?

I – O poder motivacional de ter um objetivo e meta!

Uma das técnicas motivacionais mais eficazes que os estudantes podem usar e estabelecer metas bem pensadas e objetivos claros. Estes objetivos poderiam ser a curto prazo (por exemplo: ser aprovado em um próximo exame) ou metas a longo prazo (por exemplo:  sobre as realizações que você deseja alcançar durante a sua educação na universidade). Ter objetivos e metas é uma das melhores fontes de motivação, uma vez que irá mantê-lo focado e permitir que você “faça todo o possível” para conseguir seus objetivos. Ter objetivos sabiamente escolhidos vai inspirá-lo a maiores realizações, permitindo-lhe obter o seu verdadeiro potencial. Um efeito colateral muito positivo de ter uma excelente meta é aumentar drasticamente a sua perseverança.

Dicas importantes para a definição de objetivos :

  1. Escreva suas metas
  2. Evite imprecisão, negações e necessidades
  3. Divida os objetivos complexos em objetivos primários e secundários
  4. Definir as etapas que você vai tomar para atingir o seu objetivo
  5. Visualizar como  atingir seu objetivo e o que você sente
  6. Dê a si mesmo uma recompensa uma vez que você alcançar o objetivo

 II – Gratificação: Recompense-se!

Pessoalmente, eu não acho que o ato de se recompensar – uma vez que o objetivo foi realizado – é uma técnica de motivação para os alunos, por si só, mas o efeito que uma gratificação pode ter em sua motivação para o estudo é muito grande e não me deixa outra escolha a não ser incluir o aspecto fantástico de gratificação neste artigo. Se você sentir a necessidade urgente de se sentir motivado para estudar, estabeleça um objetivo (como explicado na Seção I. O poder motivacional de ter um objetivo e meta!). Estabeleça uma compensação adequada quando o objetivo é alcançado. É muito simples, mas muito eficaz! Ao ser recompensado a cada vez que você cumprir um objetivo ou meta, o cérebro irá provocar emoções positivas, o seu cérebro inconscientemente vai associar um esforço equivalente a uma bela recompensa. Além disso, você – consciente ou inconscientemente – irá reconhecer que um elevado esforço irá resultar em uma melhor satisfação de acordo com a fórmula {alto esforço para atingir seu objetivo + objetivo alcançado = Recompensa}. Basicamente, ele vai começar a associar os futuros desafios e esforços necessários para atingir um objetivo como uma nova oportunidade para ganhar recompensas (equivalente a emoções positivas), com isso, aumentara a sua motivação para estudar de maneira drástica e permitir que você mantenha a motivação em um nível elevado até que o objetivo seja alcançado.

Por favor, note que este método só pode estimular a sua motivação para estudar, desde que você aplique esta regra simples: {objetivo complicado = recompensa grandiosa} e {objetivo simples = pequena recompensa} . Além disso,  é crucial que não seja recompensado se não foi capaz de atingir o objetivo. Da mesma forma, a recompensa deve ser recebida uma vez que o objetivo seja alcançado, não a qualquer momento antes disso.

Dicas importantes sobre as recompensas que te motivam a estudar:

  1. Definir um objetivo e definir uma compensação adequada para a sua realização
  2. Associar os esforços para que você tenha uma boa recompensa
  3. desafios ambiciosos exigem recompensas maravilhosas
  4. desafios simples devem ser recompensado ligeiramente
  5. não permita receber uma recompensa se você falhou
  6. se recompense após ter alcançado o objetivo

III – Basta fazê-lo e começar a estudar

Eu sei, toda vez que você sentir a falta de motivação para começar a estudar, note que há uma dúzia de outras atividades que são muito mais interessante do que o estudo e vão tentar de desviar do seu objetivo. Não importa se está assistindo TV, um episódio do seu seriado favorito, um novo filme que vai estrear nos cinemas, ouvir música ou sair com os seus amigos. Um truque simples para superar este dilema é simplesmente “começar a estudar,” não importa o “empurrão” que você vai usar para começar a estudar, não importa se você se sentir cansado ou se o material de ensino não é de todo interessante.

Não importa aonde você vá, você sempre pode seguir em frente.

Por que usar a frase “Just Do It” quando lhe falta motivação para estudar? Simplesmente porque isso vai lhe permitir libertar a sua mente de todos os tipos de pensamentos negativos to tipo se você é preguiçoso ou desmotivado. Basicamente, em vez de perder um tempo importante se preocupando em ser apático e preguiçoso (em suma: se fazer de vítima), tome uma atitude. Você vai notar que quando você começar “em poucas horas”, o tempo vai voar e você vai se acostumar com suas tarefas. Depois de ter estabelecido o “hábito de estudar”, você vai sentir naturalmente confortável em suas tarefas por um longo período de tempo.

Dicas importantes para começar a estudar:

  1. Faça força para começar a estudar uns 15-20 minutos por enquanto
  2. Não se preocupe imaginando tudo o que você tem que estudar
  3. Tente não protelar (adiar)
  4. Quanto mais você se concentrar em sua tarefa, mais rápido ela termina
  5. Imagine as consequências negativas de estudos prolongando
  6. Se você se sentir cansado, levante-se  vá até outro comodo, de uma pausa, vá tomar um banho ou algo parecido
  7. Evite distrações (televisão, Internet, e-mail, telefone, Smartphone)

IV – Um passo de cada vez

Sejamos realistas, uma das principais razões pelas quais os alunos não ficam entusiasmados com o estudo é o fato deles terem estendido que o início do “trabalho” para estudar será por um longo tempo. Como resultado, eles não são capazes de entender as matérias e depois aprender, forçando-os a tornar-se um autodidata que têm de aprender por conta própria tudo o que não aprendeu antes. No final, este é o método de estudo que consome mais tempo, com consequência de prorrogar por mais tempo. A alternativa é manter constantemente seu estudo em dia. Isso não significa que você tem que estudar durante várias horas por dia, de manhã à noite. Significa apenas que você vai dar um passo de cada vez, permitindo entender o conteúdo e subsequente se manter à frente com suas tarefas. Tire apenas 10 minutos por dia para organizar e rever o conteúdo que você aprendeu naquele dia. Desta forma, você vai entender e assimilar melhor, evitando assim acumular as matérias.

No o início dos estudos, escrever os objetivos específicos que você pretende alcançar (como discutido na Seção I. O poder motivacional de ter um objetivo e meta!). Considere-se que esta é a sua carta de motivação. Sempre que você sentir falta de motivação ou desinteresse no estudo, pegue esta carta e releia o propósito de o porquê você está estudando. Perceba que você está tendo uma chance, têm o direito de alcançar seu objetivo, para que você possa fazer o seu melhor, o trabalho de estudar duro e fazer o seu melhor para ser aceito nas suas escolhas no seu futuro. Caso contrário, você pode vir a se arrepender com o tempo.

V – Musica – Uma boa maneira de motivar

A música é uma ótima maneira de aumentar a sua motivação, porque provoca emoções positivas. Se você escolher sabiamente, uma boa música pode te motivar a estudar, porque ela evoca um espírito de otimismo capaz de fazer qualquer coisa. Quando comparado com todas as outras técnicas para mantê-lo motivado para estudar, ouvir uma boa música é de longe a maneira mais fácil de te encorajar a estudar. Em uma regra geral, você não deve escolher músicas muito agitadas, que tirem sua atenção totalmente. Em vez disso, escolha as músicas que te dão mais empolgação e motivação e te inspire de imediato que dão energia ao seu corpo ao ponto de chegar a fazer um sorriso de orelha a orelha. Então, pegue os fones de ouvido, ligue o aparelho e escute uma boa música.

VI – Quão ruim é querer ter sucesso?

O fundamento de toda a motivação – não é só a motivação para o estudo – é  fazer a seguinte pergunta: “O quão ruim pode ser você querer ter sucesso?” Se você quiser algo com urgência e realmente você quer que isso aconteça então você vai ser motivado ao máximo. E isso é tão simples, e você sabe e eu sei. A pergunta é: De verdade você realmente quer ter sucesso nos estudos? E se não, por quê? Chegar ao fundo desta questão e ver o que você pode fazer para conseguir ter sucesso na sua vida. Concentre-se em um propósito maior na sua educação, ou seja, obter a sua matricula na faculdade, conseguir um diploma ou ser recrutado pelas melhores empresas na qual sempre sonhou, passar no tão sonhado concurso. Se você quiser ter sucesso na vida, a falta de motivação para o estudo não será um obstáculo difícil de superar, o que você acha?

Dicas importantes para aumentar o seu desejo de sucesso: 

  1. Descubra o motivo por que você está estudando
  2. Qual é o seu principal desejo de ter sucesso na escola, faculdade ou concurso?
  3. Aonde você deseja chegar depois de alcançar sua meta?