Estudar não é um bicho de sete cabeças

Sempre tive um grande problema na minha infância que era a dificuldade de estudar. Queria descobrir a fórmula de como estudar melhor, mas o que eu conseguia era apenas estudar de uma maneira desorganizada, sem foco. E no final, acabava frustrado porque eu perdia horas e horas estudando e tinha um rendimento muito abaixo do que eu esperava. E para completar, no fim, não lembrava de quase nada, me deixando frustrado e, pior, com vontade de desistir. Eu sei que isso é um problema que afeta milhares de pessoas que, assim como eu, também passam por isso.

Com o tempo descobri que existem métodos para resolver esse tipo de problema.

Ao longo dos próximos parágrafos, vou passar algumas dicas para você começar a entender melhor como se organizar nos estudos, e conseguir com isso sentir o gosto de estudar.

“Vou dar um exemplo de uma pessoa que quer passar em um concurso, mas pode ser utilizado para quem vai fazer vestibular ou já esteja na faculdade  que envolva os estudo em geral”.

Muitas pessoas procuram se preparar para fazer concurso público para conseguir à tão sonhada estabilidade financeira e profissional. Mas você já notou que poucos conseguem chegar até essa meta? Eles até tentam, se esforçam, mas acabam desistindo.

O problema enfrentado por essas pessoas é a falta de organização. Acontece que elas não criam métodos e muitas vezes sentem dificuldade na hora de estudar. As pessoas imaginam que é só pegar os livros e sair estudando, como loucos, sem planejamento e organização.

Uma coisa que você deve entender, é que nada na vida deve ser feito sem objetivos e métodos, pois é dessa maneira que você vai começar a caminhar rumo ao sucesso, principalmente quando queremos alcançar um objetivo, seja nos estudos, na faculdade em um concurso e profissionalmente.

Quando você estuda sem objetivos e sem planejamento, certamente você ficará perdido, sem saber por onde começar. Você já se sentiu assim? O Pior de tudo é estudar com objetivos inadequados, que acabam gerando mais problemas. O seu planejamento e a organização deve ser a primeira coisa que você deve fazer antes de mais nada. E eu quero te explicar isso de uma maneira simples.

Vamos lá…

Já reparou que ao acordar pela manhã, você cria automaticamente um planejamento do que tem que fazer no seu dia a dia? Você automaticamente começa a se organizar para executar as tarefas do dia quando acorda, vai ao banheiro, escova os dentes, toma banho, se arruma, toma café, pega seu carro ou outra condução, chega ao seu destino e por ai vai.

Tudo isso foi planejado e executado por você de forma inconsciente (no piloto automático), de uma maneira simples para chegar onde você queria. Certo?

No estudo é a mesma coisa.

Agora veja como um bom método pode te ajudar a estudar de uma maneira organizada.

Constitui em três passos, serve tanto para as pessoas que vão começar a estudar, como as que já estudam a um bom tempo, ou as que estavam paradas e querem retornar ao estudo. Porque ele funciona? Por que ele atua em todos os aspectos da lei da aprendizagem.

São três maneiras de aprender com eficiência:

Oranização_estudo

Ser organizando

concentração_estudo

Melhorar a sua concentração

Memorização

Melhorar a sua memória

Ser organizando

Na organização, você encontra a base para que qualquer estudante venha a ter sucesso no aprendizado e conquiste o seu objetivo. Esse é o primeiro passo e sem isso nada pode ser feito, pois os outros passos não terão o mesmo resultado. Desta forma, se organizar é essencial.

No momento que sua mente já está mais tranquila pela organização, chegou a hora de concentrar-se totalmente em seus estudos.

Melhorar a sua concentração

A concentração flui através das práticas diárias. Não é apenas quando você estuda que esta praticando a concentração, você pratica a concentração em sua vida diária. Lembra quando dei o exemplo do seu dia a dia? Uma vez desenvolvida esta habilidade, você passa para a próxima.

Melhorar a sua memória

Quando você aprender a dominar a capacidade de memorizar, você será capaz de lembrar com facilidade o conteúdo que você estudou e, também, vai conseguir drasticamente resgatar essas informações em sua memória, com mais facilidade.

Você percebeu que com esses três métodos seus estudos ficam mais simples?

A lógica esta aí…

Se você não é capaz de manter uma rotina de estudos, é por falta de organização.

Se você consegue se organizar, a tendência é que você passe a estudar todos os dias. Logo, com isso você começa a desenvolver a sua concentração.

E uma vez que você consegue se concentrar, há uma grande melhora na hora de memorizar.

Com uma memória eficiente você consegue empregar o seu conhecimento, e se habilita a passar em provas, faculdades e concursos.

Lembre-se.

O Seu cérebro é uma máquina altamente complexa, que consome grande energia. Com isso, ele evita toda a atividade irrelevante para economizar energia.

Dessa maneira, quando você estuda sem objetivos e técnicas, seu cérebro acaba compreendendo que aquela atividade é irrelevante sem utilidade nenhuma. Nesse caso, não compensa o gasto de energia.

Objetivos bem definidos te ajudarão a ter mais foco em teus estudos. No momento que você concentra suas energias em um único objetivo, suas chances aumentam radicalmente.

No momento em que você passa a não ter foco, você tende a querer estudar tudo ao mesmo tempo e de todas as maneiras, sem resultado. Outra dica interessante são os métodos de memorização que, bem aplicados, ajudam muito a conseguir o seu objetivo.

“Vimos neste tópico a importância de se organizar melhor nos estudos, para que a sua concentração melhore e, consequentemente, você consiga memorizar o conteúdo que estudou com mais facilidade.”

No próximos artigos, estarei dando outras dicas essenciais que fará toda diferença em seus estudos…