4 dicas que vão ajudar você a manter o foco

Alguma vez você já se deparou em tentar manter o foco? Sim, eu também. Em um mundo de tantas conexões constantes, sempre aparecem distrações ao nosso a redor. Sentar e se concentrar, seja para fazer um relatório para o trabalho ou uma redação para a escola pode ser realmente difícil.

E, muitas vezes, torna-se cada vez mais difícil para todos nós.

Aqui estão quatro maneiras simples para aumentar suas chances de manter o foco:

1 – Escreva no que você está trabalhando

Escreva o que você esta trabalhando

Isto pode soar como um conselho estúpido, mas pode ser extremamente eficaz. Quando você começar a trabalhar em algo, escreva o que você está fazendo, por exemplo, “Relatório Final sobre X” ou “responder ao e-mail do cliente mensagens Y”.

Sempre que você sentir a tentação de fazer alguma outra coisa, ou se chegar algo “urgente” olhe para a sua anotação e lembre-se do que você está fazendo naquele momento. Se você não tiver escolha e tiver que mudar de tarefa, anote essa nova tarefa pela qual você trocou.

É surpreendente como você acaba trabalhando motivado a um “estímulo-resposta”, ou seja, você muda para o que te chama mais a atenção ou qualquer coisa que está em nossa mente.

Dica rápida: Você também pode utilizar uma folha de papel para anotar tudo o que esta te deixando preocupado e que você possa vir a esquecer. Se de repente você pensa “eu tenho que enviar o cheque para …” (então pare e escreva um lembrete.)

2 – Encontrar um lugar calmo

ambiente_adequado

É muito difícil manter o foco, se você estiver em um ambiente com muito barulho. Conversas, chamadas telefônicas, música de outras pessoas, mesmo o ruído do transito pode ser muito irritante. Normalmente, a maioria de nós não temos o luxo de trabalhar em silêncio como em um convento, mas faça tudo o que puder para melhorar o seu ambiente.

Você poderia ir a uma biblioteca em vez de estudar em casa. Também poderia usar fones de ouvido e escutar uma música relaxante que você goste para diminuir a distração no fundo.

Um ambiente “tranquilo”, é também aquele que não tem muitas distrações. Se sua mesa esta toda desorganizada com um monte de coisas ou se você tem uma TV nesse ambiente, é muito fácil deixar que seu foco se perca.

3 – Sinta-se confortável fisicamente

confortavel

Se você se sente cansado, vai ser difícil você ter uma boa concentração. Às vezes eu tenho o desejo de enganar o sono, a fim de ter uma ou duas horas extras para fazer as coisas, mas eu sei que lá no fundo isso é uma tática sem efeito. Se eu for “aproveitar” para dormir uma hora mais tarde, eu vou acabar perdendo mais tempo do que isso, porque eu vou ser mais lento e menos produtivo durante o dia.

Como uma solução a curto prazo, a cafeína pode te encorajar e ajudar a se concentrar, mas você não deve abusar dela.

Além de dormir o suficiente, você deve se certificar de que você está bebendo bastante água. A desidratação atrapalha a sua concentração e seus níveis de energia. Sempre tenha uma garrafa de água próximo a você, com isso você não perde tempo e estará sempre ao seu alcance evitando que pare de estudar para ir buscar água.

Da mesma forma que a fome atrapalha a sua concentração, o mesmo ocorre quando uma refeição e muito pesada. Certifique-se de que você esteja comendo o suficiente para te manter com energia, mas evite grandes refeições que vão te deixar com sono. Faça um pequeno lanche no meio da manhã e no meio da tarde, uma refeição menor pode fazer maravilhas para a sua concentração.

4. Exercite seus músculos do cérebro 

Exercite_o_Cerebro

Bom, a sua capacidade de concentração não é literalmente um músculo, mas pode se sentir assim! Igual a um músculo, a sua concentração se torna mais forte quanto mais você usa. Evite se distrair ao máximo exercite sua concentração evite perder o foco quando estiver executando alguma tarefa importante, foque no que esta fazendo naquele momento. Pratique esse exercício pelo menos 1 hora por dia, e você vai notar que aos poucos estará exercitando sua concentração.

Como você pode melhorar sua capacidade de concentração?

  • Defina um temporizador enquanto você está trabalhando em uma tarefa e tente acabar antes que o alarme soa.
  • Desligue a Internet ou instale software para bloquear certos sites (o que pode ajudar a quebrar o hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo).
  • Manter o controle do tempo que você gasta em fazer atividades durante o dia, escrevendo suas ações torna mais consciente de si mesmo.
  • Aprenda a reconhecer seus próprios pensamentos, e perceber quando você sentir uma vontade enorme de (“eu vou acessar a internet”) e resistir!