Dica: como passar em concurso público

Muitas pessoas imaginam que estudar para concurso ou para qualquer outra coisa se resume em ter que ficar horas e horas sentado com a cara nos livros, lendo tudo de uma vez só, rascunhando e anotando tudo que esta escrito. Sem contar a fata de tempo ainda mais quanto temos família e trabalho para completar.

Eu sei que você sabe que a vida de estudante não é tão fácil. Existe dia em que tudo parece querer nos nocautear: e a família desvaloriza nosso esforço, o(a) namorado(a) se queixa da falta de atenção, o desanimo aliado ao cansaço te domina, a falta de concentração que persiste… Parece que nessa hora tudo esta conspirando contra nosso plano de ação.

Outra coisa que nós sabemos e eu entendo perfeitamente, e que algumas pessoas simplesmente acabam desistindo e achando que apenas superdotados conseguem estudar para concurso e ou vestibular e conseguem passar com facilidade.

Pense comigo… Na maioria das vezes quando resolvemos estudar para um concurso, de cara já sabemos que vamos ter diversas matérias pela frente, horas e horas de sono perdido, dias e dias dedicados apenas a estudar. Imagine ter todo esse tempo dedicado, mas sem planejamento, organização e técnica. Sem contar o cansaço o desgaste e o desanimo que tende a tomar conta.

Pesquisas já revelaram que estudar em excesso não faz bem para a saúde e pode levar ao Estresse.

Se você acha que se preparar para uma prova, é o mesmo que se trancar em casa, devorar os livros e apostilas durante quase 24 horas por dia, 7 dias por semana, evitando qualquer convite para se encontrar com os amigos ou a família até o dia da prova? Engano seu! existe sim uma maneira de estudar mesmo não tendo muitas horas.

Se você resolve prestar um concurso público ou até fazer uma prova para vestibular ou prova na faculdade, de cara você vai pensar.

  • Como vou fazer para superar todas essas dificuldades, sem precisar ter que passar horas e horas estudando com a cara nos livros sem ter um resultado positivo?
  • Vou ter que estudar como um condenado passar dias, meses me matando focado apenas no estudo?

Porque estou falando isso? Porque eu sempre quis ter essa facilidade de estudar, pegar os livros ler, assimilar os pontos importantes e conseguir memorizar com facilidade aquelas palavras chaves, que me dariam um animo maior para fazer as provas.  Estudar para concurso exige preparação mental, física, emocional e uma grande capacidade de superação. Eu notava que faltava energia para continuar, o nosso corpo é uma máquina com um potencial enorme e precisamos aproveitar isso a nosso favor, mas se as baterias estiverem descarregadas e você não der esse tempo para recarregar, esse será um fator que vai deixar você na mão. Se tiver sono, tire um cochilo não pense que dormindo você estará perdendo tempo, muito pelo contrário “baterias precisam ser recarregadas”.

E para complicar mais ainda, me sentia totalmente desanimado, e esse é outro fator drástico para quem precisa estudar.

Claro que é exaustivo enfrentar uma maratona de estudos. Entretanto, seu cérebro acredita fielmente em tudo o que você quiser, e é fácil programá-lo. Se você pensar “caramba, que droga, não suporto estudar, essa matéria XYZ é horrível”, eu sinto muito, mas vai fica difícil!
E eu fazia exatamente isso, e quando me dava conta estava pensando exatamente dessa maneira.

Foi quando pesquisando muito, acabei conhecendo alguns métodos e técnicas inclusive de memorização, que consegui ter mais animo para montar meu plano de estudo e definir objetivos.

O resultado disso… Comecei a entender melhor que, sim é possível estudar de uma maneira fácil e sem complicação e o mais interessante o gosto para o estudo começou a ficar mais forte e o que é melhor passar em concursos não ficou tão distante.

Você pode vencer pelos estudos

Esse artigo teve o objetivo único de mostrar que estudar para passar em concursos, vestibular e faculdade, não é só possível como qualquer um pode fazer o mesmo. Existem técnicas e maneiras de você conseguir fazer tudo isso de uma maneira bem organizada.

Podemos vencer o cansado a desilusão, a desorganização e a falta de animo quando temos métodos bem elaborados. Então pare de se culpar e dizer que não consegue que não foi feito para os estudos, todos nos podemos, e você pode.

Acredite no seu potencial, e saiba que estudar não é um bicho de sete cabeças. Utilize métodos de memorização, de concentração, se organize.

Esta ao alcance de todos.

Antes de finalizar, quero recomendar o curso do André Knap, e veja como é possível Passar em Concursos mesmo tendo poucas horas por dia para estudar.

Espero muito que você goste e lembre-se de mim quando conseguir sua aprovação em um concurso.